Por que o etnocentrismo é violento?
Desse modo, o etnocentrismo é uma atitude preconceituosa e muitas vezes violenta para com uma outra cultura. Consequentemente, o etnocentrismo é resistente a experiência da alteridade.
Como a antropologia pode reduzir o etnocentrismo?
Todavia, justamente com a experiência da alteridade cultural, em uma tentativa de perceber e entender a cultura do outro, a antropologia se tornou uma das ferramentas teóricas mais potentes para reduzir o etnocentrismo. À princípio, identidade e alteridade podem parecer fenômenos opostos. Isso porque a identidade descreve o que se é.
Qual o conceito de alteridade?
O conceito de alteridade é utilizado em diversos campos para pensar o mundo que nos rodeia. Afinal, a todo momento as pessoas são confrontadas com o outro. As formas pelas quais lidamos com a diferença são centrais, especialmente no mundo contemporâneo. Confira uma lista de vídeos selecionados que discutem o tema.
Qual a diferença entre empatia e alteridade?
Enquanto a empatia refere-se à capacidade de colocar-se no lugar do outro, sentir a dor do outro de maneira imaginária ou por analogia, a alteridade é a capacidade de reconhecer que o outro é daquele jeito porque ele é, essencialmente, diferente de você.