Qual a lógica do empirismo e do racionalismo?
Iluminismo, Empirismo e Racionalismo. As teorias do empirismo e racionalismo surgem num momento de profunda transformação da sociedade europeia. A lógica do mundo medieval – apoiada pela religiosidade católica, e sustentada pela política do absolutismo monárquico – estava em crise.
Por que os filósofos racionalistas privilegiaram o modelo das matemáticas?
Enquanto os filósofos racionalistas privilegiaram o modelo das matemáticas, os empiristas adotam as ciências experimentais como modelo do conhecimento e justificam a sua rejeição da existência na razão de ideias inatas a partir da própria evolução do pensamento.
Por que o empirismo tem razão?
Empirismo tem por base a observação sensorial através do método indutivo. Racionalismo usa a razão através do método dedutivo para analisar outras proposições verdadeiras e assim apontar uma conclusão lógica. Por fim, preciso te fazer uma última pergunta. Você está Viciado?
Por que o empirismo é confiável?
John Locke, por exemplo, explicou o empirismo com a sua Teoria da Tábula Rasa. Segundo essa teoria, a sua mente é como um quadro em branco que é preenchido sempre que você vivencia novas experiências. Assim, para o empirismo, a experimentação é o única forma confiável para a aquisição de qualquer tipo de conhecimento.