Qual é a disfagia?
A disfagia é a dificuldade para engolir alimentos, líquidos ou saliva em qualquer etapa do trajeto da boca ao estômago. Podendo acontecer em todas as faixas etárias, a disfagia atinge mais a população acima dos 50 anos de idade1 . Ela pode comprometer a saúde, o estado nutricional e impactar negativamente na qualidade de vida das pessoas.
Por que a disfagia é sinal ou sintoma?
Embora a disfagia seja freqüentemente considerada um sinal ou sintoma, às vezes é uma condição por si só. Dificuldade em engolir é bastante comum entre os idosos, e pode levar à desidratação, pneumonia por aspiração, desnutrição e até a morte. A deglutição é um processo complexo que envolve vários nervos e músculos diferentes.
Por que a disfagia é um sintoma independente?
Embora frequentemente seja um sintoma independente, a disfagia pode estar associada à odinofagia, que é a deglutição dolorosa (sugerindo um processo inflamatório) ou como dor torácica de natureza esofágica, sugerindo DRGE ou um distúrbio de motilidade.
Qual a consequência da disfagia esofágica?
A disfagia prolongada muitas vezes leva a alimentação inadequada e emagrecimento. A disfagia esofágica pode levar à perda ponderal, desnutrição, aspiração traqueal do material ingerido e, em casos graves, impactação alimentar.