Como se trata a disidrose?
A disidrose, também conhecida como eczema disidrótico, é uma doença de pele caracterizada por uma erupção em formas de vesículas (pequenas bolhas com líquido no interior), que coçam bastante e costumam se localizar nas palmas das mãos e plantas dos pés. Essas pequenas vesículas duram cerca de três a quatro semanas.
Qual o diagnóstico da disidrose?
O diagnóstico da disidrose é clínico. Não existem exames específicos para disidrose, a não ser exames laboratoriais micológicos para análise de fungos que podem auxiliar o estudo clínico do paciente.
Quais são os episódios de disidrose?
Os episódios de disidrose podem ser recorrentes, com recaídas todos os meses, ou esporádicos, surgindo não mais do que uma vez por ano. Em alguns pacientes, os surtos podem estar associados a estresse emocional ou físico, mas, na maioria das vezes, eles ocorrem na ausência de um gatilho identificável.
Quais são as lesões da desidrose?
Somente 10% dos pacientes com desidrose apresentam lesões exclusivamente nos pés, poupando as mãos. As vesículas são tipicamente pequenas e agrupadas, muitas vezes formando o chamado aspecto em “tapioca”.