O que e a sindrome do choque da dengue?

O que é a síndrome do choque da dengue?

Esta é a mais séria apresentação da dengue e se caracteriza por uma queda ou ausência de pressão arterial. A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência.

Como é classificada a dengue?

A dengue pode ser classificada tradicionalmente em dois tipos principais: a clássica e a hemorrágica. A dengue clássica é relativamente mais comum que a hemorrágica e seu quadro é menos grave.

Como surgiu a dengue hemorrágica?

A dengue hemorrágica é causada pela picada do mosquito Aedes aegypti que transmite o vírus da dengue. Na maioria dos casos de dengue hemorrágica, a pessoa já havia tido dengue anteriormente e quando é novamente infectada pelo vírus, desenvolve sintomas mais graves, resultando nesse tipo de dengue.

Quais as três formas clínicas da dengue?

Dengue clássica: A primeira manifestação é a febre alta (39° a 40°), de início abrupto, seguida de cefaléia, mialgia, prostração, artralgia, anorexia, astenia, dor retroorbital, náuseas, vômitos, exantema e prurido cutâneo. Hepatomegalia dolorosa pode ocorrer, ocasionalmente, desde o aparecimento da febre.

Quando pode ocorrer a dengue hemorrágica?

A dengue hemorrágica acontece quando a pessoa infectada com o vírus da dengue sofre alterações na coagulação sanguínea. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte. Existem quatro tipos de vírus causador da dengue com quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

Quais são os principais sintomas da dengue hemorrágica?

Dengue hemorrágica

  • Dores abdominais fortes e contínuas.
  • Vômitos persistentes.
  • Pele pálida, fria e úmida.
  • Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.
  • Manchas vermelhas na pele.
  • Sonolência, agitação e confusão mental.
  • Sede excessiva e boca seca.
  • Pulso rápido e fraco.

Quais são os tipos de dengue que existem?

Como é o vírus da dengue? Há quatro tipos de vírus da dengue: Den-1, Den-2, Den-3 e a Den-4.

Como diagnosticar dengue hemorrágica?

Como é o diagnóstico da dengue hemorrágica

  1. Aumento no tamanho do fígado.
  2. Pressão baixa.
  3. Olhos vermelhos.
  4. Glândulas inchadas.
  5. Erupções cutâneas.
  6. Pulsação variando entre fraca e rápida.
  7. Garganta vermelha.

Como e quando surgiu a dengue?

O mosquito transmissor da dengue é originário do Egito, na África, e vem se espalhando pelas regiões tropicais e subtropicais do planeta desde o século 16, período das Grandes Navegações. Admite-se que o vetor foi introduzido no Novo Mundo, no período colonial, por meio de navios que traficavam escravos.

Quem já teve dengue hemorrágica pode ter novamente?

Quem já teve dengue causada por um tipo do vírus não registra um novo episódio da doença com o mesmo tipo. Ou seja, quem já teve dengue devido ao tipo 1 só pode ter novamente se ela for causada pelos tipos 2, 3 ou 4.

Quais os órgãos que a dengue afeta?

Com a picada de um mosquito Aedes aegypti infectado, o vírus da dengue penetra na corrente sangüínea. Durante um período de quatro a sete dias, chamado de incubação, o vírus se multiplica em órgãos como baço, fígado e tecidos linfáticos.

Como eu sei que a dengue está acabando?

As complicações da dengue hemorrágica costumam surgir entre o 3º e 7º dia de doença, geralmente na mesmo momento que a febre costuma melhorar. Na forma clássica, o desaparecimento da febre indica que a doença está acabando. Já na forma hemorrágica, o final da febre costuma marcar o início das complicações.

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top