Por que utilizamos ureia e creatinina como marcadores renais?
Quando os rins do paciente começam a funcionar de forma inadequada e a sua capacidade de filtrar o sangue fica afetada, as concentrações de ureia e creatinina no sangue tendem a ser elevar. Quanto mais alta for a creatinina sanguínea, mais grave é a insuficiência renal.
Como medir ureia e creatinina?
O exame é feito a partir da coleta de uma pequena quantidade de sangue, que é enviado ao laboratório para análise. Para o teste de ureia não é necessário estar de jejum ou realizar qualquer outro preparo. Já para avaliar a creatinina, é preciso realizar um jejum mínimo de três horas.
Qual o valor normal da ureia e creatinina?
Os valores de referência empregados para ureia e creatinina foram 10 mg/dL a 45 mg/dL e 0,50 mg/dL a 1,20 mg/dL, respectivamente.
Qual a diferença entre a ureia e a creatinina sérica?
A creatinina é uma substância inócua no sangue, sendo produzida e eliminada de forma constante pelo organismo. A ureia é outra substância produzida no fígado, também como resultado da metabolização de proteínas da alimentação. Assim como a creatinina, a ureia também é eliminada pelos rins.
Qual exame detecta ureia e creatinina?
A creatinina e a ureia são substâncias presentes na circulação de todos os seres humanos e podem ser dosadas através de um exame de sangue ou de urina.
O que exame de ureia e creatinina?
Testados através de uma amostra de sangue, os níveis de ureia servem para avaliar a função renal. De modo geral, o exame tem maior proveito para pacientes com doença renal crônica, uma vez que o exame de creatinina também é indicado para a investigação de outros problemas relacionados ao rim.
Qual o valor normal de ureia?
Valores de referência Em média são: Crianças de até 1 ano: entre 9 e 40 mg/dL; Crianças maiores de 1 ano: entre 11 e 38 mg/dL; Adultos: entre 13 e 43 mg/dL.